O que fazemos?

O projeto Escola Ciência Viva de Bragança desenvolve-se em duas linhas de trabalho que se cruzam:  

ESCOLA CIÊNCIA VIVA PARA PROFESSORES

Oficina de formação de 50 horas específica do grupo 110, em processo de acreditação pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte. Desta oficina de formação resultam as atividades da rubrica semanal My Teacher

Esta oficina destina-se apenas aos professores que acompanham os alunos à Escola Ciência Viva durante toda a semana.

ESCOLA CIÊNCIA VIVA PARA ALUNOS

Uma semana de atividades orientadas segundo a metodologia Inquiry Based Learning.

Destina-se a crianças de 4ºano, de TODAS as escolas do concelho de Bragança, e de 3ºano das escolas do meio rural. 

Atividades semanais 


Grupo da turma Ce9 do ano letivo 2022/2023
Grupo da turma Ce9 do ano letivo 2022/2023

Casulo das histórias

"Era uma vez um menino..."

Esta atividade, desenvolvida na Casa da Seda do Centro Ciência Viva de Bragança, é o primeiro contacto das crianças com a Escola Ciência Viva. Funciona como um momento de envolvimento que desperta a curiosidade e o interesse dos alunos pelos conteúdos e metodologias da Escola Ciência Viva.

As dúvidas deste menino são interiorizadas e passam a constituir questões problema que as crianças querem investigar. 


Caderno sem papel

O Meu Caderno Ciência Viva é um manual que a própria criança vai completando ao longo da semana de atividades na Escola Ciência Viva. Sendo um caderno em formato digital a criança escreve e desenha como faria num caderno de papel, constituindo uma experiência diferente. 

Caderno sem papel é também uma atividade artística na qual a criança é desafiada a criar ilustrações! 


Grupo da turma de 4ºano do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, ano letivo 2020/2021
Grupo da turma de 4ºano do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, ano letivo 2020/2021

Minhoquices!

"Onde está a tua cabeça minhoquinha?!"

Nesta atividade as crianças mergulham no mundo incrível das minhocas, descobrem aspetos da sua anatomia e a influência que alguns fatores abióticos têm no seu comportamento.  


Aluno da turma Sé10 do ano letivo 2019/2020
Aluno da turma Sé10 do ano letivo 2019/2020

Mini Rios

"Será que posso ou não beber a água deste rio? Parece limpa!"

Analisando seres vivos bioindicadores as crianças vão descobrir a qualidade do ar que respiram, do solo que pisam e da água do rio Fervença. 

Uma atividade de ciência cidadã, que decorre maioritariamente no exterior, em contacto direto com a natureza e que estimula as crianças a pensar em soluções para o grave problema da poluição.  

Participação no Projeto Rios da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Aspea).



Aluna de 4ºano da EB1 de Rossas do ano letivo 2022/2023
Aluna de 4ºano da EB1 de Rossas do ano letivo 2022/2023

My teacher´s choice

"De onde vem a luz da minha lanterna?"

O que aconteceu à água do alguidar?

Não vemos sempre a Lua com a mesma forma. Porquê?

Como fazer acender duas lâmpadas no mesmo circuito?

Quantas imagens vês com dois espelhos planos?

A maçã flutua e a batata não. Porquê? ...

Os professores podem selecionar uma questão problema para a sua turma investigar, de um conjunto de atividades já idealizadas e trabalhadas, em anos anteriores, no espaço My Teacher. 


Grupo da turma Sé9 do ano letivo 2022/2023
Grupo da turma Sé9 do ano letivo 2022/2023

Micromundo

"Há seres vivos que existem por todo o lado mas ninguém consegue ver?!"

Paramécias, amibas, algas microscópicas, bactérias, tardígrados, rotíferos... seres que não conseguimos ver a olho nu mas que existem à nossa volta. Seres que as crianças vão descobrir com a utilização de um microscópio. 




Aluno da turma de 4º ano do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, ano letivo 2019/2020
Aluno da turma de 4º ano do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, ano letivo 2019/2020

Aqui há rocha!

"As rochas não são todas iguais (...)! Porquê?!"

Através de uma sequência de desafios e com a ajuda de um microscópio petrográfico, os alunos descobrem o conceito de rocha e de mineral. 

Identificam os minerais das rochas granito, basalto, granulito, calcário e mármore. Entendem porque são as rochas diferentes umas das outras e que afinal não estão paradas mas em constante transformação. 



Aluna da turma de 4ºano do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, ano letivo 2021/2022
Aluna da turma de 4ºano do Colégio do Sagrado Coração de Jesus, ano letivo 2021/2022

Cientista sem bata

"Isto não é magia isto é Física!"

Investigador do Instituto Politécnico de Bragança

Cientistas do Instituto Politécnico de Bragança, deixam as suas "batas" e vêm visitar as crianças ao Centro Ciência Viva de Bragança. 

Colocam-lhes todas aquelas questões que os vão ajudar a desmistificar a imagem e conceito do cientista, nomeadamente o penteado, os óculos ou a bata! 

"Tu és um cientista a sério?"

Criança de 4ºano



Aluno da turma Sé10 do ano letivo 2021/2022
Aluno da turma Sé10 do ano letivo 2021/2022

My teacher

Nesta rubrica a proposta de atividade é dos professores dos grupos participantes. 

É o produto final de uma semana de diálogos sobre metodologias da educação tendo como base a observação e discussão direta de atividades, desenvolvidas pela equipa do centro com os seus alunos, no Oficina de Formação "Escola Ciência Viva para Professores".

Tanto o curso de formação como as atividades da Escola Ciência Viva seguem a abordagem pedagógica Inquiry Based Education.


Grupo da turma Ce9 do ano letivo 2022/2023
Grupo da turma Ce9 do ano letivo 2022/2023

Conferência ECV

Este é o momento em que as crianças explicam e partilham as suas descobertas, numa pequena apresentação, ao público.

Desta conferência resultam vídeos que permitem que familiares, colegas e amigos possam tomar conhecimento das descobertas e aprendizagens destes pequenos cientistas e comunicadores de ciência.   


Grupo de 4ºano da EB1 das Beatas, ano letivo 2021/2022
Grupo de 4ºano da EB1 das Beatas, ano letivo 2021/2022

Atividades livres

Durante o intervalo da manhã, das 10:30h às 11:00h, as crianças brincam livremente no interior e no exterior podendo utilizar os brinquedos da Escola Ciência Viva ou criar e imaginar os seus próprios brinquedos e brincadeiras.

Depois do almoço são programadas saídas de campo com caminhadas e dinâmicas de grupo descontraídas.