Atividades semanais


O Tempo na Minha Mão

Uma viagem pelo Tempo para descobrir o passado da Terra!
Ao explorarmos o mundo dos fósseis, entendemos que eles são como páginas de um grande livro que nos conta a história da vida no nosso planeta. Cada fóssil guarda pistas sobre seres que habitaram a Terra há milhões de anos e ajuda-nos a compreender como as espécies evoluíram até aos dias de hoje. Estudar os fósseis é, por isso, uma forma fascinante de aprender sobre a origem e a transformação da vida na Terra!

Terra em Equilíbrio

O Planeta Terra, um sistema em equilíbrio!
A Terra é um verdadeiro sistema perfeito, onde tudo está ligado. O ar que respiramos, a água que circula, o solo que nos alimenta e a energia do Sol trabalham em conjunto como partes de um grande mecanismo. Estes subsistemas: a geosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera, interagem entre si, criando as condições ideais para a vida existir e evoluir. Compreender este equilíbrio ajuda-nos a valorizar e proteger o nosso planeta, o único que conhecemos capaz de acolher vida.

Micro:Bit Lab

Nesta atividade descobrimos o mundo da programação com o Micro:Bit!
O Micro:Bit é uma ferramenta divertida que nos ajuda a aprender a programar de forma fácil e criativa. Com ele, podemos dar vida às nossas ideias e criar projetos que usamos no dia a dia, como os semáforos.
Programar com o Micro:Bit é uma forma divertida de aprender e de descobrir como a tecnologia pode tornar o nosso mundo ainda mais interessante!O planeta Terra é um sistema perfeito que funciona com os seus subsistemas, o que permite a vida na Terra.

Central Elétrica

"Acende ou não acende?"

Utilizando uma pilha, uma lâmpada e dois fios elétricos os alunos descobrem como acender uma lâmpada. Exploram diferentes materiais identificando os que permitem ou impedem a passagem da corrente elétrica.

Aluna de 4º ano da turma SE10 do ano letivo 2024/25
Aluna de 4º ano da turma SE10 do ano letivo 2024/25

Ilumina-me

"Transformar uma simples ilustração numa obra de arte luminosa…"

Na atividade "Ilumina-me", os alunos combinam criatividade e eletricidade, construindo postais que brilham! Com recurso a uma lâmpada LED, uma pilha e um circuito elétrico simples, eles podem desenhar e personalizar os seus cartões da maneira que desejarem, integrando arte e ciência de forma divertida.

Matemático, João Almeida. Turma de 4.º ano, SE11, do ano letivo 2024/25
Matemático, João Almeida. Turma de 4.º ano, SE11, do ano letivo 2024/25

Math Conquest

"Descobre como a Matemática pode ser divertida!"

À quinta-feira, o Professor e Matemático João Paulo Almeida, Investigador do Instituto Politécnico de Bragança, colabora com a nossa escola. Entre sorrisos, curiosidades e trabalho de equipa, os alunos aprendem Matemática de forma divertida e entusiasmante.

Casulo das histórias

"Era uma vez um menino..."

Esta atividade, desenvolvida na Casa da Seda do Centro Ciência Viva de Bragança, é o primeiro contacto das crianças com a Escola Ciência Viva. Funciona como um momento de envolvimento que desperta a curiosidade e o interesse dos alunos pelos conteúdos e metodologias da Escola Ciência Viva.

As dúvidas deste menino passam a constituir questões problema que as crianças investigam.

Caderno sem papel

O Meu Caderno Ciência Viva é um caderno em formato digital que a criança vai completando ao longo da semana, no qual escreve e desenha como num caderno de papel. É, no entanto, uma experiência diferente. 

Caderno sem papel é também uma atividade artística na qual a criança é desafiada a criar ilustrações! 


Minhoquices!

"Onde está a tua cabeça minhoquinha?!"

Nesta atividade as crianças mergulham no mundo incrível das minhocas, descobrem aspetos da sua anatomia e a influência que alguns fatores abióticos têm no seu comportamento.  


Mini Rios

"O que nos indicam os macroinvertebrados do rio Fervença?"

As crianças aprendem que há seres vivos bioindicadores e através deles analisam a qualidade do ar e da água do rio Fervença.

Uma atividade de ciência cidadã, que decorre maioritariamente no exterior, em contacto direto com a natureza e que estimula as crianças a pensar em soluções para o grave problema da poluição.  

Atividade baseada no  Projeto Rios da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Aspea).



Aluna de 4ºano da EB1 de Rossas do ano letivo 2022/2023
Aluna de 4ºano da EB1 de Rossas do ano letivo 2022/2023

My teacher´s choice

O que aconteceu à água do alguidar?

Não vemos sempre a Lua com a mesma forma. Porquê?

Quantas imagens vês com dois espelhos planos?

A maçã flutua e a batata não. Porquê? 

...

Os professores podem selecionar uma questão problema para a sua turma investigar, de um conjunto de atividades já idealizadas e trabalhadas, em anos anteriores, no espaço My Teacher. 


Grupo da turma Sé9 do ano letivo 2022/2023
Grupo da turma Sé9 do ano letivo 2022/2023

Micromundo

"Há seres vivos que existem por todo o lado mas ninguém consegue ver?!"

Paramécias, amibas, algas microscópicas, bactérias, tardígrados, rotíferos... seres que não conseguimos ver a olho nu mas que existem à nossa volta. Seres que as crianças vão descobrir com a utilização de um microscópio. 



Alunas de 4º ano da turma CE12, ano letivo 2024/2025
Alunas de 4º ano da turma CE12, ano letivo 2024/2025

Aqui há rocha!

"As rochas não são todas iguais (...)! Porquê?!"

Através de uma sequência de desafios os alunos descobrem o conceito de rocha e de mineral, identificando os minerais da rocha granito. Entendem porque diferem as rochas e a sua constante transformação. 



Dr. Álvaro Pinto mineralogista e diretor do CCV Lousal com a turma CE12, ano letivo 2024/2025
Dr. Álvaro Pinto mineralogista e diretor do CCV Lousal com a turma CE12, ano letivo 2024/2025

Cientista sem bata

Cientistas do Instituto Politécnico de Bragança, e de outras instituições, deixam as suas "batas" e vêm visitar as crianças ao Centro Ciência Viva de Bragança, desmistificando a imagem e conceito do cientista, nomeadamente o penteado, os óculos ou a bata! 



Aluno da turma Sé10 do ano letivo 2021/2022
Aluno da turma Sé10 do ano letivo 2021/2022

My teacher

Esta atividade é elaborada e desenvolvida por docentes das turmas participantes.

É o produto final da Oficina de Formação "My Teacher" tendo como base a observação direta de atividades desenvolvidas pela equipa da ECV durante a semana e a discussão sobre aprendizagem ativa e diferentes abordagens da mesma.

Tanto a oficina de formação como as atividades da Escola Ciência Viva seguem a abordagem pedagógica Inquiry Based Education.


Grupo da turma Ce9 do ano letivo 2022/2023
Grupo da turma Ce9 do ano letivo 2022/2023

Conferência ECV

Este é o momento em que as crianças explicam e partilham as suas descobertas, numa pequena apresentação.

Desta conferência resultam vídeos que permitem que familiares, colegas e amigos possam tomar conhecimento das descobertas e aprendizagens destes pequenos cientistas e comunicadores de ciência.   


Grupo de 4ºano da EB1 das Beatas, ano letivo 2021/2022
Grupo de 4ºano da EB1 das Beatas, ano letivo 2021/2022

Atividades livres

Durante o intervalo da manhã, das 10:30h às 11:00h, as crianças brincam livremente no interior e no exterior podendo utilizar os brinquedos da Escola Ciência Viva ou criar e imaginar os seus próprios brinquedos e brincadeiras.

Depois do almoço são programadas saídas de campo com caminhadas e dinâmicas de grupo descontraídas.